Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ovinocaprinocultura - CPCOP
Início do conteúdo da página
Ovinocaprinocultura - CPCOP

CPCOP

Last Updated: Wednesday, 13 November 2019 13:37

Centro de Pesquisas em Caprinos e Ovinos do Pará

O Centro de Pesquisas em Caprinos e Ovinos do Pará (CPCOP) desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em produção e reprodução de pequenos ruminantes tanto no campus Belém quanto na Fazenda Escola de Igarapé-Açú (FEIGA/ISPA/UFRA).

Em sua infraestrutura, o setor conta com laboratórios (Tecnologia de sêmen e embriões), bem como um sistema de produção no seu entorno (apriscos, piquetes e capineira) para atender a multidisciplinaridade do mesmo.

No ensino, atende demandas de disciplinas dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia (Fisiologia Veterinária, Ovinocaprinocultura, Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos, Reprodução Animal, Microbiologia e Imunologia Veterinária, Farmacologia Veterinária, Toxicologia veterinária, Forragicultura, Parasitologia Veterinária e Diagnóstico por imagem) e na Pós-Graduação em Saúde e Produção Animal (Biotecnologia da Reprodução em Pequenos Ruminantes e Controle e Metabolismo Hormonal).

Na pesquisa, o setor desenvolve estudos em fisiologia e patologia reprodutiva, andrologia, ginecologia e biotecnologia da reprodução no desenvolvimento de experimentos de iniciação científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Na extensão, desenvolve ações de assistência técnica aos produtores rurais, bem como capacitação de pessoal envolvido no contexto da ovinocaprinocultura. Periodicamente, atende escolas de ensino pré-escolar e fundamental das redes públicas e particulares da região Metropolitana de Belém.

Temos parcerias com o Programa de Seleção Genética (PROSEG/UFRA), Grupo de Estudo em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia (GERFAM/UFRA), Laboratório Nacional Agropecuário (LANAGRO/MAPA – PARÁ) e Instituto Evandro Chagas.

Atualmente, o CPCOP tem em seu corpo técnico discentes dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia (dois bolsistas PIBIC, três bolsistas de extensão e dezenove treinandos), uma Mestranda, um tratador de animais, uma secretária, dois técnicos e um coordenador que desenvolvem atividades no âmbito da sanidade, produção, reprodução, nutrição e forragicultura/nutrição de caprinos e ovinos.

Coordenação

Fim do conteúdo da página