Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFRA e UFPA firmam parceria para a criação de programa de pós-graduação em reprodução animal na Amazônia.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFRA e UFPA firmam parceria para a criação de programa de pós-graduação em reprodução animal na Amazônia.

  • Published: Wednesday, 30 October 2019 11:18
  • Last Updated: Wednesday, 20 November 2019 13:07
 

     A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal Rural do Pará (UFPA) anunciaram recentemente a criação um novo programa de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon). 

     Com caráter inovador pois  o PPG é o primeiro na área da Reprodução Animal no Norte do País e considerando-se os 84 PPGs existentes na Área da Medicina Veterinária no Brasil, o ReproAmazon é o segundo do país exclusivamente dentro do tema Reprodução Animal (o outro é o PPG em Reprodução Animal da USP). Vale também destacar que  surgiu a partir da  associação entre duas IES da região, envolvendo quatro diferentes campi, sendo dois pela UFPA (campus Belém e campus Castanhal) e dois pela Ufra (campus de Belém e o campus de Paragominas).  Isso implica em aumento da abrangência regional, recursos/verba de pesquisa, aproximação entre os pesquisadores da área da reprodução no estado do Pará.

     Os cursos de Mestrado acadêmico e Doutorado possuem uma área de concentração: Reprodução de Animais Domésticos e Silvestres, e duas grandes linhas de pesquisa: Biotecnologia da Reprodução e Fisiopatologia da Reprodução. Ao todo são 16 docentes, sendo 13 professores da UFPA e Ufra e três de universidades parceiras: IFPA (1 docente), um da Holanda e outro da University of Guelph no Canadá. O curso será instalado nas dependências do Instituo da Saúde e Produção Animal da Ufra e instituto de Medicina Veterinária de castanhal da Ufpa  e coordenado por quatro professores, sendo dois da Ufra (Rinaldo B. Viana e Bruno Moura Monteiro) e dois da UFPA (Moyses dos Santos Miranda e Sheyla Farahyldes Souza Domingues).

     Em síntese, o ReproAmazon pretende atender a demanda da formação específica de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas, tecnologia e proposição de soluções para os problemas amazônicos relacionados a reprodução animal. E ajudando a consolidar cada vez mais a Ufra como importante promotora de conhecimento e formação complementar nas ciências agrárias.

Reunião entre a Reitoria da UFRA, Diretoria do ISPA e Coordenação do PPG Reproamazon.

registrado em:
Fim do conteúdo da página