Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Docentes
Início do conteúdo da página
Docentes

Docentes

Last Updated: Wednesday, 13 November 2019 11:44

ADRIANA MACIEL DE CASTRO CARDOSO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado pela UFF (2011) .Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Patologia Animal e Medicina Veterinária Legal.


ALEX SANDRO SCHIERHOLT

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor Adjunto de Melhoramento Genético Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético animal, melhoramento molecular, qualidade de carne, bubalinocultura leiteira.


ALEXANDRE DO ROSÁRIO CASSEB

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1990), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (2010). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Rural da Amazônia e responsável pelo laboratório de microbiologia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, imunologia, doenças infecciosas e arbovirologia.


ANA RITA DE LIMA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Descritiva e Topográfica dos Animais Domésticos e Silvestres, estereologia, duchenne muscular dystrophy, morfometria, imunohistoquímica, imunocitoquímica, cultivo celular, microscopia de luz e eletrônica de transmissão. Atualmente é professora Adjunta II na Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ministrando aulas nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.


 ANA SÍLVIA SARDINHA RIBEIRO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Ciências Agrárias, sub-área de Recursos Naturais e Biodiversidade pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010). É professora adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia, atuou como Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária na gestão 2013-2017 e Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/UFRA no período de 2012/2015. Atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Ensino, Coordenadora do Grupo de Estudos de Animais Selvagens - GEAS UFRA, Tutora do Programa de Residência em Medicina de Animais Selvagens e Membro da Comissão Regional de Animais Silvestres do CRMV/PA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em clínica e manejo de animais silvestres em cativeiro, etnozoologia, comportamento, bioética e bem estar animal.


 ANDRE MARCELO CONCEIÇÃO MENESES

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1997), mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, Patologia Clínica e Parasitologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cão, gato, animais silvestres, hemodiálise, patologia clínica, parasitologia veterinária.


 ANDRÉA MAGALHÃES BEZERRA

Possui graduação no Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará/UFPA 1991, especialização em Educação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA e Mestrado em Produção Animal. Atualmente é professora assistente da disciplina de Zoologia Geral, Zoologia Agrícola e Zoologia Aplicada na Universidade Federal Rural da Amazônia com ênfase em Animais Silvestres.


 ANDRÉA MARIA GÓES NEGRÃO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1986), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Bacterianas e Fúngicas dos Animais, Doenças Virais dos Animais, Epidemiologia Veterinária, Zoonoses.


ANÍBAL COUTINHO DO RÊGO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2007), sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET (2003 - 2007). É Mestre em Zootecnia, área de concentração Nutrição de Ruminantes, pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais (2008). É doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Jaboticabal, onde trabalhou com produção animal (bovinos leiteiros) e conservação de forragem (2012). Foi bolsista de doutorado sanduíche do CNPq, desenvolvendo pesquisas na Universidade de Wageningen junto ao Grupo de Animal Nutrition, Países Baixos. Tem Pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras, onde desenvolveu pesquisas junto ao Grupo de conservação de forragens (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado na Universidade Estadual do Ceará junto ao grupo do Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes e intercâmbio com o grupo de pesquisa em NIR da Universidade de Córdoba, Espanha (2016). É Professor Adjunto II do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém, Pará. Leciona disciplinas de graduação na área de Forragicultura e Bromatologia. É Professor permanente do programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia (PPGSPAA) da UFRA e do programa de Pós-graduação Associado em Ciência Animal (PPGCAN) da UFPA/UFRA/EMBRAPA. Atualmente é Vice-coordenador do PPGSPAA da UFRA. É membro da International Council of Near Infrared Spectroscopy. Atua principalmente nos seguintes temas: alimentos alternativos, bovinos leiteiros, co-produtos, degradabilidade in situ, digestibilidade in vitro, digestibilidade in vivo, ensilagem, inoculante; nutrição de ruminantes, produção e conservação de forragem, resíduos agroindustriais, silagem e subproduto, tamanho de partícula.


 CARISSA MICHELLE GOLTARA BICHARA

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, com ênfase em Físico-Química, Microbiologia e Bioquímica dos Alimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: Microbiologia, Controle de Qualidade, APPCC, Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal.


CONCEIÇÃO DE MARIA ALMEIDA VIEIRA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, orbivirus, changuinola sorogrupo.


 CRISTIAN FATURI

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural da Amazônia nos Cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, e atua no cargo de Diretor do Instituto da Saúde e Produção Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de ruminantes, produção de bovinos de corte, confinamento, suplementação e produção de silagem.


DEBORAH MARA COSTA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2000),residência e especialização em clínica médica veterinária pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2002), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Botucatu (2007) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular com ênfase em Farmacologia pela Universidade Federal do Pará (2013),: área: Medicina Veterinária. subárea: Farmacologia e terapêutica. Etnopharmacologia com plantas medicinais. Atualmente é professor adjunto de Farmacologia Veterinária e Farmacologia Geral e coordenadora da Liga Acadêmica de Farmacologia Veterinária (LAFAV) da Universidade Federal Rural da Amazônia.


 DJACY BARBOSA RIBEIRO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995), Pós-graduação a nível de mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Doutorado DINTER pela Universidade Federal Fluminense em 2011. É docente da UFRA desde 2003, onde foi Diretor do Hospital Veterinário da 2004 a 2008, Diretor do Instituto da Saúde e Produção Animal ISPA/UFRA de 2008 a 2012. É Professor Adjunto I da disciplina de Clínica de Equinos, é Coordenador do Projeto Carroceiro da UFRA desde 2003. Atualmente á Pró-Reitor de Extensão da UFRA.


 DULCIDÉIA DA CONCEIÇÃO PALHETA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1986), mestrado em Toxicologia - University Of Surrey (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é prof. adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Toxicologia, com ênfase em Ambiental e Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: mercúrio, metais pesados, colossoma macropomum, toxicologia e metilmercúrio. Coordena projetos relacionados aos ciclos de metais essenciais e contaminantes em produtos de origem animal na Amazônia.


ELANE GUERREIRO GIESE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1987), mestrado em Zoologia - Museu Paraense Emílio Goeldi (1998) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é e professora adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia e pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Morfologia, Microscopia e Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Animal.


ERICK FONSECA DE CASTILHO

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), Mestre e Doutor em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2008 e 2012). Foi Bolsista do CNPq durante a graduação e CAPES durante o doutorado. Tem experiência em produção e reprodução animal (bovinos, equinos, ovinos e caprinos), com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução, Biotecnologia da Reprodução, Andrologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia Reprodutiva. Prestou consultoria em produção e biotecnologia da reprodução de Ruminantes e Equinos em propriedades estado do Pará, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Integrante do diretório de pesquisa do CNPq ?Biotecnologia e Fisiologia Aplicada à Reprodução Animal?. Foi Professor Substituto das disciplinas de Zootecnia de Ruminantes e Bovinocultura de Corte e Leite da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/PA), no período de 2014-2016. Foi Professor Titular das disciplinas de Embriologia Veterinária e Fisiologia Veterinária da Universidade da Amazônia (UNAMA), no período de 2015-2016. Foi professor da área Morfofisiologia Animal da UFRA, Campus Parauapebas/PA. Atualmente, é professor das disciplinas de Fisiologia Animal, Reprodução Animal e Fisiologia Veterinária I e II, dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFRA (Campus Belém/PA. Adicionalmente, coordena o Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Pará (CPCOP/UFRA).


ÉRIKA RENATA BRANCO

Doutora em Ciência pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre - departamento de Cirurgia - FMVZ/USP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIFEOB (1996), com o desenvolvimento de Iniciação Científica. Concluiu especialização em Saúde Pública pela UNAERP (1998) e especialização em Anatomia comparada: Humana e Animal, pela USP (2005). Atualmente é colaboradora na pesquisa do Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia, Histologia e Embriologia, Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, , desenvolvendo atividades como docente nestas áreas da Universidade de Cuiabá (1996-2003). Atua em projetos relacionados com: Terapia celular, vias de infusão de células tronco no contexto cardíaco, modelos animais experimentais, criopreservação celular e cultivo celular. Professora Adjunta de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos e Selvagens, e Anatomia Topográfica da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Membro Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal - LaPMA/UFRA. Atua como Editora de Área da Revista Biotemas - UFSC e da Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences - UFRA.


FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Produção animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Zootecnia pela Unesp/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Campus de Jaboticabal (2009). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Belém. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Ruminantes, Forragicultura e Produção de Ruminantes.


FERNANDA MARTINS HATANO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Biologia (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) ,doutorado em Biologia (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado pelo Laboratório de Ixodideos da FIOCRUZ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Interações Ecológicas, Ecologia Parasitária e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de fauna silvestre, saúde ambiental e relações entre saúde animal e humana. Atualmente, inicia uma nova linha de pesquisa em Atividades e Terapias Assistidas por Animais (Cinoterapia e Equoterapia).


FERNANDO ELIAS RODRIGUES DA SILVA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Medicina Veterinária.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: inspeção higiênico-sanitária de poa, carne de caranguejo-uçá, boas práticas de fabricação e saúde pública.


FREDERICO OZANAN BARROS MONTEIRO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1998, mestrado em 2004 e Doutorado em 2007 na área de Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Jaboticabal). Desde 2004 e professor adjunto na área de Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia. Atuou como professor visitante associado da "The University of Texas MD Anderson Cancer Center" (2014 - 2015). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (Pq 1D - Processo: 305821/2017-2). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução de Primatas, atuando principalmente nos seguintes temas: Animais selvagens, Primatas, Ultrassom e Fisiologia Animal.


HAMILTON DA SILVA PINTO JUNIOR

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo com área de concentração em cirurgia experimental (1990), doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia no curso de Medicina Veterinária, ministrando a disciplina Patologia e Clínica Cirúrgica. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: enxerto homologo, banco de ossos, preservação de ossos, , osteologia, artropexia, luxações de patela e coxofemural. infecção pós-cirúrgica, cirurgias do aparelho digestivo e urinário, toracotomia, lobectomia pulmonar e hemotórax em pequenos animais, clínica e cirurgia de equinos, notadamente em afecções do aparelho locomotor e sistema digestivo.


HAROLDO FRANCISCO LOBATO RIBEIRO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1977), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inseminação Artificial Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: búfalas, bubalinos, IATF, buffaloes (Bisão Americano) e búfalos.


JAMILE ANDRÉA RODRIGUES DA SILVA

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2001), Especialização em Metodologia de Ensino Superior, pela Universidade Federal Rural da Amazônia, em parceria com a University College Haper Adams e University of Wolverhampton (2004) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Bioclimatologia Animal.


JANAÍNA DE CÁSSIA BRAGA ARRUDA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002).Mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação alternativa para suínos, suinocultura, qualidade de carne.


JOSEANE MOUTINHO VIANA

Engenheira Agrônoma graduada na Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), Mestra (2008) e Doutora em Zootecnia (2013) na Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de nutrição e produção de não-ruminantes (suínos). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Animais Não-Ruminantes (NUPEAN) nas áreas de suinocultura e cunicultura.


KEDSON RAUL DE SOUZA LIMA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Rural da Amazônia e professor de Pós-Graduação na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais e Produção dos Animais Não Ruminantes, e Uso de Alimentos Alternativos para a Nutrição de Animais Não Ruminantes. Líder do Núcleo de Pesquisas em Aves e Suínos (NUPEAS).


LAUZE LEE ALVES FERREIRA

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2005). Tem experiência em docência atuando nas disciplinas de Imunologia, Histologia, Farmacologia, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica, Bioestatística e Epidemiologia. Experiência em pesquisa na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enterovírus e citomegalovírus humano.


 

Professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Diagnóstico por Imagem. Tem experiência na área de Imaginologia e Reprodução Animal. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2014) em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária-Conceito CAPES 5 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária da UFRA.


LEONILDO BENTO GALIZA DA SILVA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia(1986), especialização em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1991), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1996) e doutorado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mormo, Burkholderia mallei, Cavia porcellus, Infecção experimental, Equídeos.


LEONY SOARES MARINHO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1979), atual Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Medic. Veterin. (Hig. Veter . Proc. Tecn. Prod. Orig. Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica e cirurgia de pequenos animais.


LUCIARA CELI DA SILVA CHAVES

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: genética quantitativa, genética molecular, seleção assistida por marcadores moleculares, seleção genômica e avaliação genética.


MARIA CRISTINA MANNO

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004), e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência na área de Bioclimatologia Animal (Mestrado), atuando em ambiência, conforto térmico, parâmetros fisiológicos do estresse; e em Produção e Nutrição de Aves e Suínos (Doutorado), atuando em manejo profilático, alimentar e produtivo. Atualmente é docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).


 
 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), graduado em Tecnólogo em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Pará (1977), graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural da Amazônia.Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e suinocultura respectivamente, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia, búfalos e suinocultura.


 
 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1998), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Zootecnia pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora de Bubalinocultura de Corte e Leite, de Zootecnia de Ruminantes e de Pecuária Sustentável da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição Animal. Durante seus estudos de doutorado foi co-autora no desenvolvimento de técnica avaliativa, com aplicação em pesquisa de Nutrição Animal. Estudou o resíduo da palma (torta de amêndoa da palma) na nutrição de ruminantes. Vencedora do prêmio Octávio Domingues de melhor tese de doutorado de 2010, concedido durante a 48ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia em Julho de 2011. Foi finalista ao prêmio Jovens Talentos da Agropecuária Brasileira, Beefsummit Brasil 2013, concedido pelo site beefpoint. É coordenadora do Grupo de Estudos em Pecuária Sustentável na Amazônia - GEPSAM, professora tutora da Empresa Jr. de Agronomia - Econagra.


 
 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em 1981, graduação em Farmacêutico - Bioquímico pelo Centro Bioquímico da Universidade Federal do Pará (UFPA em 1983, mestrado em Patologia Veterinária, Área de concentração Clínica Veterinária, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ) (1993) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) em 2000. Atualmente é Professora Titular da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA da Graduação e da Pós-graduação lato sensu da Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária da UFRA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica Veterinária, Cardiologia Veterinária e Patologia Clínica com ênfase em Hematologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, gatos, animais selvagens e sorologia (Leptospirose, Dirofilariose, Brucelose, Toxoplasmose e Leishmaniose). Coordenadora do Projeto de Controle Reprodutivo e Populacional envolvendo o Bem Estar Animal de Cães e Gatos na Área Metropolitana de Belém - Vida Digna (Novembro de 2009 a Março de 2016), atualmente participa como vice-Coordenadora. Coordenadora do Projeto Controle Populacional em cães e Gatos no Município de Soure - Arquipélago do Marajó - Pará (Outubro de 2013 a Dezembro de 2015).


 
 

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1979), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1990) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Utilização dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de metais em peixes, hematologia e bioquímica em peixes.


RAIMUNDO NELSON DA SILVA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1977), Mestrado em Medicina Veterinária (Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Doutorado em Medicina Veterinária (Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atuou como presidente da Sociedade Paraense de medicina veterinária de 1989 a 1993 ,diretor Executivo da Federação da agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA) no período de 2005 a 2009, presidente do CRMV-Pa,no período de 1993 a 2005, ex- pro-reitor de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural da Amazônia, assessor especial da reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia, membro da comissão de Bioética da UFRA, membro de comitê do Instituto Evandro Chagas, membro do conselho técnico administrativo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (EMATER), vice-presidente do Sindicato de Medicina Veterinária do Pará, vice-presidente regional norte da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e secretário Geral da Sociedade Paraense de Medicina Veterinária.


 
 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1977), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural da Amazônia e docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia. Com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando em projetos envolvendo estudos taxonômicos e epidemiológicos de macro e microparasitos.


RINALDO BATISTA VIANA

Rinaldo Batista Viana, é Médico Veterinário, graduado pela Faculdade de Veterinária (FAVET/UECE); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Convênio Universidade Federal Rural da Amazônia - University Wolverhampton - Harper Adams University); Mestre em Clínica Veterinária e Doutor em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto da Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia (ISPA/UFRA). Tutor do Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária, PETVet/Ufra-SESu/MEC. Coordenador do Biotério Unidade de Bubalinocultura Leiteira Eva Daher Abufaiad (BUBali)/ISPA. Tem experiência na área de Buiatria (Medicina dos animais de produção) com ênfase em sanidade de ruminantes e reprodução de bovinos e bubalinos. Membro da Asociación Latinoamericana de Buiatría (Vocal representante do Brasil).


 
 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores do Pará Atualmente Unama (1983), Especialização em clínica e cirurgia em cães e gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1995), e Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutorado na área de Higiene e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal na Universidade Federal Fluminense (2011). Professora Associado I na Universidade Federal Rural da Amazônia. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anestesia em cães, gatos, bovinos e bubalinos além de atuar na área de fitoterápicos; Higiene e Processamento Tecnológico de POA (leite e derivados).


SEBASTIÃO TAVARES ROLIM FILHO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é porfessor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Reprodução Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução Animal em bovinos e bubalinos.


 
 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor permanente do Programa de pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Pará e do Programa de pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia da Universidade Federal Rural da Amazônia e preceptor na residência em Patologia Veterinária da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Sanidade Animal, atuando em estudos investigativos de patologias e enfermidades de animais domésticos e silvestres no âmbito da Amazônia paraense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página